6.7.10

Canil Municipal: Surpresa Desagradável



Este fila brasileiro foi o escolhido para ilustrar um dos pontos críticos da realidade dos animais no canil municipal de Pelotas. Este cão foi recolhido pelo CCZ após denúncia de maus tratos encaminhada pela SOS Animais ao Ministério Público em 30.04.2009 (foto da esquerda). A foto central foi feita durante visita da SOS Animais ao canil em 25.09.2009, juntamente com representante do Ministério Público e adestrador, oportunidade em que foram constatados os problemas dos animais dormindo no piso frio e molhado e dos cães bravios (em sua maioria pitbulls) confinados permanentemente em baias de 1m², condições essas que não permitem um trabalho de ressocialização desses animais. A partir dessas constatações houve uma série de reuniões com a administração municipal, nas quais chegávamos a ter esperança de que houvesse, pelo menos, boa-vontade em buscar e colocar em prática as soluções apresentadas. Hoje, quase 10 meses depois, chegamos à triste conclusão de que a boa-vontade não passava de "palavras ao vento". A situação não apenas continua, como piorou. Na foto de 25.09.2009 nota-se que o cão fila estava satisfatoriamente nutrido. Hoje, em 05.07.2010 (foto da direita), ele está quase na mesma situação de quando foi apreendido por estar sofrendo maus tratos (clique na foto para ampliar). Não bastasse isso, os pitbulls permanecem até hoje nas mesmas baias de 1m², no mesmo piso frio e molhado, já com fungos nas patas devido à umidade constante do ambiente. Um pitbull que estava lá em 25.09.2009, com um tumor imenso na pata traseira, adivinhem? Exatamente: continua lá e na mesma situação. Em 10 meses não foi providenciado atendimento a esse animal no Hospital Veterinário, através do convênio celebrado com a UFPel. As camas adquiridas para amenizarem o contato dos cães com o piso úmido e frio estavam amontoadas num almoxarifado, sem jamais terem sido utilizadas, há cães portadores de sarna dividindo a baia com cães saudáveis, há filhotes (abandonados lá pela população, que com essas atitudes contribui para agravar o problema da imensa superpopulação dos animais de rua, dos quais tanto reclama) desnutridos e descalcificados, embora já estejam lá há pelo menos 1 mês, tempo suficiente para receberem tratamento adequado, enfim... e tudo isso sob a supervisão de uma profissional médica veterinária remunerada pelos cofres públicos.
A história desse cão fila tinha tudo para ser diferente. Vejam bem, ele já deve ter feito aniversário no canil e jamais foi anunciado para adoção no site do CCZ, que por sinal mostra eternamente as mesmas fotos de animais para adoção (7 cães), tampouco no blog criado após as primeiras reuniões do ano passado, cuja última postagem data de 10.11.2009. Ele reside no canil. É o novo lar dele e não parece muito diferente do antigo.
Fica aqui o apelo por um lar responsável e amoroso, com espaço físico suficiente para abrigar com conforto esse amigão já tão sofrido.
E vamos em frente. Essa inoperância crônica vai ter que acabar.