20.9.14

COMUNICADO À POPULAÇÃO PELOTENSE


É com imenso pesar que a SOS Animais vem a público comunicar a suspensão da execução do Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos no município de Pelotas.
Isso se deve ao reiterado descumprimento, por parte da administração municipal, de uma de suas obrigações essenciais previstas no convênio celebrado com a SOS Animais, qual seja a de “repassar, mensalmente, mediante a entrega de relatório mensal atestando a efetiva realização de procedimento, o valor de R$70,00 (setenta reais) por cirurgia” (cláusula terceira, alínea “a” do parágrafo primeiro).
Conforme foi amplamente divulgado quando da celebração do convênio, a SOS Animais comprometeu-se a realizar, no primeiro ano de execução do programa, 300 castrações por mês, totalizando um custo mensal de R$21.000,00 à Prefeitura. No custo de cada procedimento de castração estão incluídos a mão-de-obra das médicas veterinárias e respectivo(a)s auxiliares, o material cirúrgico e a medicação utilizados nas cirurgias, além dos serviços de transporte e limpeza. Em abril/2014 demos início às atividades ligadas ao convênio, apresentando regularmente à Secretaria de Saúde as notas fiscais de prestação do serviço, os relatórios de procedimentos realizados e as respectivas fichas de autorização das cirurgias, contendo o número do chip que cada animal recebeu ao ser castrado. De abril a setembro a SOS Animais já executou 5 lotes de 300 castrações cada, e está prestes a finalizar o 6º lote. Não obstante, conforme é possível visualizar no Portal da Transparência do site da Prefeitura de Pelotas, só foram pagos 3 lotes até o momento, sendo que o último pagamento foi efetuado no mês de agosto. Na semana passada, para nossa surpresa, recebemos a notícia de que o município não tem mais dinheiro para pagar pelos serviços prestados por nossa associação, a despeito do compromisso assumido ao celebrar o convênio conosco. Diante desse impasse, não nos resta alternativa a não ser a suspensão das atividades relativas ao convênio, ao menos até que a administração municipal regularize os pagamentos em atraso e honre o compromisso assumido, uma vez que já estamos em dívida com as profissionais contratadas para a execução do programa e não podemos assumir o risco de nos endividarmos também com os fornecedores.
A SOS Animais continuará trabalhando como sempre trabalhou, fazendo tudo o que for possível para dar continuidade à sua campanha de controle populacional de cães e gatos através da castração, porém novamente dentro dos restritos limites orçamentários da própria entidade e somente atendendo à demanda encaminhada através de seus associados.
Pedimos desculpas àqueles que, assim como nós, contavam com esse importante serviço de saúde pública, por ora interrompido. Os procedimentos que já haviam sido agendados para outubro serão desmarcados através do e-mail controlepopulacionalpelotas@gmail.com.

Pelotas, 18 de setembro de 2014.

Helena Lima Aldrighi                                            
Presidente                                                         

Paula Soares Ferro
1ª Secretária