A ação ocorreu em dois pontos da Avenida Bento Gonçalves: pela manhã o grupo se concentrou na esquina com a Rua Félix da Cunha e, à tarde, na esquina com a Rua General Osório. Os veículos que aguardavam a abertura do semáforo eram abordados por voluntários que entregavam adesivos da campanha para quem contribuía, além de material informativo sobre o trabalho da associação.
Durante a tarde houve participação de animadores do Grupo Tholl, que abrilhantaram a atividade com sua alegria e descontração e contribuíram para a conscientização do público abordado.
O pedágio teve excelente receptividade por parte da população, o que demonstra o apoio da comunidade a ações voltadas ao controle de natalidade de cães e gatos como estratégia para diminuir a triste realidade do abandono em Pelotas.
Como forma de protesto contra a inércia do poder público em relação ao tema, o grupo confeccionou uma faixa com os dizeres "CASTRAÇÃO. NÓS FAZEMOS O QUE A PREFEITURA NÃO FAZ!", exibida durante a coleta de contribuições.
A SOS Animais está fazendo sua parte voluntariamente. É hora de nossas autoridades assumirem sua responsabilidade e cumprirem as leis*.
*Lei Municipal 5.086/04 e Lei Estadual 13.193/09.