1.12.12

A exploração de cavalos é tema de seminário

 
Chamar a atenção para um fato que muitas vezes passa despercebido na cena cotidiana de Pelotas: veículos sem qualquer item de identificação e sinalização, com excesso de carga, em alguns casos conduzidos por menores e tracionados por cavalos explorados ao limite de suas forças, sob sol e chuva, sem direito a descanso, alimentação adequada e cuidados veterinários. Esse é o objetivo central do "Seminário Sobre a Problemática da Exploração de Cavalos nas Cidades", promovido pela organização Bem-Estar Cavalos Pelotas, com apoio de SOS Animais, Clínica Veterinária Dr. Paulo Sampaio, Biscoitos Zezé, Banho & Tosa Vida de Bicho, Cooperativa Teia Ecológica e Dog Wauker Passeio Canino.
O evento, que terá entrada franca e será realizado hoje (sábado), a partir das 17h, no plenário da Câmara Municipal de Pelotas, contará com a presença dos palestrantes Luana Michels, advogada criminalista e ambientalista (Porto Alegre); Fair Soares, representante da ONG Chicote Nunca Mais (Porto Alegre); Carlos Eduardo Wayne Nogueira, professor responsável pelo Projeto Ambulatório Veterinário da UFPel na Ceval; e Douglas Murissi Leal, coordenador do Programa Catador Legal (Caxias do Sul).
A ação, de cunho informativo e educativo, visa debater as principais questões ligadas à exploração de cavalos no ambiente urbano, tais como segurança no trânsito, maus tratos, recolhimento de resíduos sólidos recicláveis, bem como alertar os participantes acerca das práticas ilegais observadas no cotidiano e o que fazer ao constatar essas ilegalidades.
A organização do evento convida toda a comunidade a participar e informa que na ocasião poderão ser efetuadas doações de ração para cães e gatos, a serem entregues à SOS Animais. Os participantes ainda concorrerão ao sorteio de um banho para seu pet no Banho & Tosa Vida de Bicho (Rua João Pessoa, 262) e a um passeio canino com as profissionais da Dog Wauker.