2.3.12

Manifestação Capão do Leão - Pelotas

Uma série de envenenamentos praticados contra animais domiciliados e abandonados no bairro Jardim América, no Capão do Leão, e o recolhimento de cães na Praia do Laranjal sem esclarecimentos sobre sua destinação foram o estopim para levar novamente às ruas a população e os protetores de animais.
A manifestação, marcada para o próximo sábado, dia 03/03/2012, terá concentração às 16h, em frente à Agroveterinária da Terra, na Av. Três de Maio, 1557, Jardim América, Capão do Leão, a 100m do trevo do Clube Campestre. Os manifestantes virão em carreata ou de bicicleta desde o Jardim América até o centro de Pelotas, percorrendo o seguinte itinerário: Av. Três de Maio (Capão do Leão) - Av. Duque de Caxias - Praça 20 de Setembro (CEEE). A partir dali, seguirão em passeata ou de bicicleta pela Av. Saldanha Marinho e Rua Lobo da Costa, até o chafariz da Praça Cel. Pedro Osório.
O manifesto é contra a desatenção dos órgãos públicos com a questão dos animais abandonados, que não contam com atendimento veterinário de urgência, programa de controle de natalidade ou ações ostensivas de conscientização para sua tutela responsável. Além disso, a intenção também é alertar as pessoas que praticam envenenamentos e outros atos de crueldade contra animais acerca das penalidades a que estão sujeitas pela prática desses crimes. “Muitos agem assim contando com a impunidade. É importante que saibam que podem ser presos por maltratar animais e que toda a população se empenhe em denunciar esses crimes e cobrar dos órgãos públicos a efetiva investigação e aplicação das penas previstas em lei.” - comenta a presidente da SOS Animais, Helena Aldrighi. “Também estamos cansados de esperar o efetivo investimento da Prefeitura de Pelotas no controle populacional de cães e gatos, cumulado com campanhas ostensivas de conscientização dos cidadãos para a tutela responsável de seus animais. Por que a lei não é cumprida em Pelotas? As autoridades não veem isso? A SOS Animais já denunciou diversas vezes o descumprimento da lei municipal 5.086/2004 ao Ministério Público, mas até agora nada disso foi suficiente para termos um serviço de qualidade em relação aos animais abandonados de nossa cidade. Não é preciso lembrar que esses animais são tutelados do Estado, que tem o dever de exigir a implementação das políticas públicas previstas em lei para seu controle populacional e consequente diminuição dos abandonos, maus tratos, atropelamentos e transmissão de zoonoses. É saúde pública e as autoridades estão brincando com isso, enrolando toda a população, não apenas os protetores de animais.” - completa Helena.
A SOS Animais convida toda a população, bem como as organizações de proteção aos animais de Pelotas, Capão do Leão e demais localidades próximas a se unirem nesse grande manifesto.“O importante é participar e mostrar seu descontentamento com a atual situação. Quem não puder acompanhar todo o trajeto, pode se juntar a nós durante o percurso, pois iremos percorrer toda a extensão da Av. Duque de Caxias, até o centro de Pelotas. Aos leonenses que não puderem vir a Pelotas, pedimos que compareçam à concentração, às 16h, no Jardim América.” – esclarece Helena.