24.3.11

I Seminário Regional sobre Controle Populacional de Cães e Gatos: Vivendo o Século XXI


Nos dias 25 e 26 de março, das 17h às 22h, as cidades de Pelotas e Rio Grande, respectivamente, sediarão palestras sobre controle populacional de cães e gatos, as duas espécies que mais comumente dividem conosco o cenário urbano. A promoção é fruto de uma parceria entre a SOS Animais, de Pelotas, e o Grupo Amigo Bicho & Companhia – SVB Rio Grande, do Rio Grande.

O objetivo do seminário regional é proporcionar a autoridades municipais e ativistas da zona sul do estado informações atualizadas sobre a legislação vigente, além de discutir nossa convivência com esses animais nos centros urbanos e mostrar uma experiência bem-sucedida na Argentina, que tem servido de exemplo a vários países da América Latina interessados em adequar as atividades de controle de zoonoses a conceitos contemporâneos, como já recomenda a Organização Mundial de Saúde.

A advogada Sandra Herreras Royo abordará os aspectos jurídicos ligados ao tema, especialmente a lei estadual que trata do controle populacional de cães e gatos pelos Centros de Controle de Zoonoses dos municípios, ignorada por muitos ativistas e autoridades.

A médica veterinária Vanilda Moraes Pintos discorrerá sobre o comércio de animais, levando-nos a repensar essa prática diante do cenário de abandono que vivenciamos diariamente em nossas cidades.

Por fim, a presidente da Asociación Amigos del Centro Municipal de Sanidad Animal y Zoonosis de Almirante Brown/Argentina, Marisa Antoniazzi, mostrará o trabalho desenvolvido pelo governo naquele município, onde chegam a ser realizadas 60 esterilizações por dia, ofertadas a toda a população como forma de controle populacional de cães e gatos. A experiência, bem-sucedida, serve de exemplo prático para muitos governos que questionam a efetividade da esterilização como forma de controle de zoonoses e oferecem franca resistência à implementação de programas desse tipo em seus municípios.

O seminário tem ENTRADA FRANCA e conta com o apoio da 2ª Promotoria de Justiça Especializada de Pelotas, que sediará o evento no auditório do prédio das Promotorias de Justiça, localizado na Rua 29 de Junho, 80, Areal, no dia 25, sexta-feira.

No Rio Grande, o evento será realizado no sábado, dia 26, no plenário da Câmara Municipal, localizado na Rua General Vitorino, 441, Centro.

Maiores informações pelo e-mail controlepopulacional@gmail.com ou pelos telefones (53)8116-4622, em Pelotas, e (53)9976-6728, no Rio Grande.