30.3.11

Seminário sobre controle populacional foi um sucesso

Com uma entusiasmada salva de palmas. Assim terminou o “I Seminário Regional sobre Controle Populacional de Cães e Gatos: Vivendo o Século XXI”, realizado nos dias 25 e 26 de março em Pelotas e Rio Grande, respectivamente.
O evento abriu com a palestra da médica veterinária Vanilda Moraes Pintos, tratando do polêmico tema do comércio de animais. A abordagem buscou despertar a consciência dos espectadores para o fato de que animais não são objetos e, portanto, não deveriam ser passíveis de comercialização. Além disso, a prática também contribui para o abandono, pois muitas vezes os animais de raça adquiridos a preços exorbitantes acabam largados à própria sorte quando ‘saem de moda’, para dar lugar à raça ‘do momento’, servindo como mero culto à vaidade.
A seguir, a advogada Sandra Herreras Royo explanou sobre o enquadramento dos animais no ordenamento jurídico brasileiro, debatendo se são ou não sujeitos de direito e as consequências de tais posicionamentos na forma como são tratados pela sociedade. Abordou a legislação vigente em todas as esferas de governo, enfocando especialmente a Lei Estadual 13.193/2009, que pôs fim à sistemática do recolhimento/extermínio pelos Centros de Controle de Zoonoses dos municípios gaúchos. Com o advento dessa lei, os municípios devem estabelecer as políticas de saúde pública relativas a zoonoses com base no controle reprodutivo de cães e gatos e na educação da comunidade para a guarda responsável desses animais. A norma jurídica também prevê a figura do ‘animal comunitário’, haja vista que por mais sucesso que tenham as campanhas de adoção, o excedente de animais que vagam pelas ruas sem um responsável é muito superior ao número de lares que possam abrigá-los.
Por fim a representante da ‘Asociación Amigos del Centro Municipal de Sanidad Animal y Zoonosis’ de Almirante Brown, na Argentina, Marisa Antoniazzi, encantou a platéia com imagens do serviço estatal prestado à população de sua cidade, onde são realizadas, em média, 70 castrações por dia. De 1996, quando implementado o Programa de Controle Ético da Fauna Urbana em Almirante Brown, até a atualidade o município já atingiu a marca de 120.000 castrações de cães e gatos. A experiência, inovadora e bem-sucedida, tem mostrado aos governos das cidades onde Marisa palestra o que as entidades ligadas à causa animal não cansam de repetir: é preciso vontade política dos administradores públicos para que o problema seja enfrentado de forma ética, sistemática e eficiente.
O único fato negativo, para não dizer vergonhoso, foi verificar que entre representantes de prefeituras e organizações não-governamentais de toda a região, como Arroio do Padre, Camaquã, São Lourenço do Sul, Bagé, Capão do Leão e Piratini, além de instituições de ensino e organizações da sociedade civil pelotenses, não havia um mísero representante da prefeitura de Pelotas nas palestras do dia 25, realizadas no auditório das Promotorias de Justiça da cidade.
O evento foi uma realização do Grupo Amigo Bicho & Companhia – SVB Rio Grande e da SOS Animais Pelotas, com apoio da 2ª Promotoria de Justiça Especializada de Pelotas.

*imagens do dia 26/03/3011, em Rio Grande.

Mestiça com siamês



Esta linda fêmea está com 4 meses de idade e aguarda adoção. Contatos com Alexandre pelos fones (53)8144-9169, (53)9118-6252 ou (53)3271-4667.

26.3.11

Vamos ajudar o Tom?



Tom foi encontrado durante a madrugada do último dia 19/03, em um condomínio de apartamentos, extenuado, muito ferido e tão fraco que mal conseguia miar. Ele surgiu de trás de uma lata de lixo e literalmente se jogou aos pés de sua 'madrinha' Gabriele, como que implorando por socorro. Percebendo que Tom estava bastante machucado, Gabriele procurou retirá-lo dali movendo seu corpo o mínimo possível, pois ele aparentava ter sofrido fraturas nas costelas. Na manhã seguinte Tom estava respirando muito mal e urinando com sangue. Quando levado ao veterinário, os exames de raio-x mostraram que ele não tinha fraturas nas costelas, porém seu diafragma havia sido rompido e suas vísceras estavam comprimindo o pulmão esquerdo, fazendo com que apenas o pulmão direito permanecesse funcionando normalmente. Além disso, tinha fraturas ósseas em outras partes do corpo. Pelas características dos ferimentos que apresentava, é provável que tenha sido espancado ou chutado por alguém.
Tom precisou fazer uma cirurgia de emergência e o procedimento custou R$360,00. Se alguém quiser ajudar a cobrir os gastos com a cirurgia e o tratamento dele, pode entrar em contato com sua 'madrinha' Gabriele pelo fone (53)9115-4805 para maiores informações sobre como ajudar. Quem preferir pode efetuar o depósito da contribuição na conta corrente da SOS Animais (Banco do Brasil, Agência 2943-2, conta nº 14845-8), enviando-nos um e-mail informando o valor doado, a data do depósito e esclarecendo que a doação é para o Tom.

25.3.11

Família despejada



Esta família linda está sob ameaça de despejo da casa onde vivem. Por quê? Simplesmente porque não foi providenciada a castração da mãezinha e ela, como a natureza manda, deu à luz esses cusquinhos fofíssimos. É impressionante a capacidade (des)humana de ser irresponsável e depois punir os outros por isso. A boa notícia é que eles estão sendo supervisionados por alguém que se importa com o sofrimento alheio e está providenciando este anúncio de adoção e a posterior castração da mãezinha, que também ficará à espera de um lar definitivo. A mamãe é de porte pequeno, muito querida e dócil. Os filhotes são 5, estão com cerca de 1 mês e provavelmente serão de porte pequeno (como a mãe) a médio/pequeno. Contatos com Viviane pelos fones (53)8126-0​226 ou (53)3272-1​110.

24.3.11

I Seminário Regional sobre Controle Populacional de Cães e Gatos: Vivendo o Século XXI


Nos dias 25 e 26 de março, das 17h às 22h, as cidades de Pelotas e Rio Grande, respectivamente, sediarão palestras sobre controle populacional de cães e gatos, as duas espécies que mais comumente dividem conosco o cenário urbano. A promoção é fruto de uma parceria entre a SOS Animais, de Pelotas, e o Grupo Amigo Bicho & Companhia – SVB Rio Grande, do Rio Grande.

O objetivo do seminário regional é proporcionar a autoridades municipais e ativistas da zona sul do estado informações atualizadas sobre a legislação vigente, além de discutir nossa convivência com esses animais nos centros urbanos e mostrar uma experiência bem-sucedida na Argentina, que tem servido de exemplo a vários países da América Latina interessados em adequar as atividades de controle de zoonoses a conceitos contemporâneos, como já recomenda a Organização Mundial de Saúde.

A advogada Sandra Herreras Royo abordará os aspectos jurídicos ligados ao tema, especialmente a lei estadual que trata do controle populacional de cães e gatos pelos Centros de Controle de Zoonoses dos municípios, ignorada por muitos ativistas e autoridades.

A médica veterinária Vanilda Moraes Pintos discorrerá sobre o comércio de animais, levando-nos a repensar essa prática diante do cenário de abandono que vivenciamos diariamente em nossas cidades.

Por fim, a presidente da Asociación Amigos del Centro Municipal de Sanidad Animal y Zoonosis de Almirante Brown/Argentina, Marisa Antoniazzi, mostrará o trabalho desenvolvido pelo governo naquele município, onde chegam a ser realizadas 60 esterilizações por dia, ofertadas a toda a população como forma de controle populacional de cães e gatos. A experiência, bem-sucedida, serve de exemplo prático para muitos governos que questionam a efetividade da esterilização como forma de controle de zoonoses e oferecem franca resistência à implementação de programas desse tipo em seus municípios.

O seminário tem ENTRADA FRANCA e conta com o apoio da 2ª Promotoria de Justiça Especializada de Pelotas, que sediará o evento no auditório do prédio das Promotorias de Justiça, localizado na Rua 29 de Junho, 80, Areal, no dia 25, sexta-feira.

No Rio Grande, o evento será realizado no sábado, dia 26, no plenário da Câmara Municipal, localizado na Rua General Vitorino, 441, Centro.

Maiores informações pelo e-mail controlepopulacional@gmail.com ou pelos telefones (53)8116-4622, em Pelotas, e (53)9976-6728, no Rio Grande.

20.3.11

ATENÇÃO: CASAL DE POODLES DESAPARECIDO!

Recebemos um apelo (sem fotos) sobre um casal de poodles que está desaparecido. São uma fêmea de estatura média e um macho bem pequeno, ambos brancos.
Se alguém os vir ou encontrar e abrigar, favor comunicar imediatamente ao Lucas pelos fones (53)3278-3538 e/ou (53)9165-3050, ou por e-mail.

17.3.11

Duplinha dinâmica



Estes maninhos foram abandonados em uma firma e por sorte encontraram lá um 'padrinho' que os acolheu até que encontrem novos lares. Eles têm entre 2 e 3 meses de idade, estão saudáveis, são muito carinhosos e sapecas. Contatos com Rodrigo pelo fone (53)8402-5155.

16.3.11

Mico: desaparecido



Mico está desapareci​do de sua casa, na Rua Santa Cruz, próximo ao Clube Diamantino​s, há 12 dias. É castrado e muito amigo de uma criança, que está sentindo muito a sua falta. Qualquer informação sobre seu paradeiro pode ser repassada a Leci pelo fone (53)9115-1​622 ou por e-mail. GRATIFICA-​SE.

Totó: desaparecido



Totó está desapareci​do do PAR Querência há 6 dias. Pode estar pelas proximidad​es, na Cohab II, Obelisco, Dunas, Av. Ildefonso Simões Lopes, etc. Pode estar assustado, mas é muito dócil. Qualquer informação sobre seu paradeiro pode ser repassada a Mari pelo fone (53)9172-9​389 ou por e-mail.

9.3.11

Lindo gatinho negro



Este mimoso deve ter cerca de 3 meses, está super saudável e é muito esperto e brincalhão. Interessados em adotá-lo podem entrar em contato com Daniela pelo fone (53)9167-3800 ou por e-mail.

8.3.11

2 filhotes do camelódromo



Estes filhotes lindos nasceram no camelódromo e estão aguardando adoção sob os cuidados de uma 'madrinha'. Agora já estão com cerca de 45 dias. O mais escuro é macho e a mais clarinha é fêmea. Provavelmente tenham porte de médio/pequeno a médio quando adultos, pois a mãe é de porte médio/pequeno. Contatos com Iara pelos fones (53)3271-5151, (53)9981-0590 ou (53)9981-8033.

5.3.11

6 filhotes de porte médio/grande



Esta bela mamãe chama-se Malu. Ela e seu companheiro são cães comunitários e no último dia 14/02/2011 Malu deu à luz 6 lindos filhotes, sendo 5 machos e 1 fêmea. Provavelmente todos sejam de porte médio/grande, como os pais. A turminha só estará disponível para adoção após o desmame e desverminação. Contatos com Neiva pelo fone (53)9128-0432 ou por e-mail.

3.3.11

Filhotinho fofo



Este machinho nascido em 10/01/2011, provavelmente terá porte de pequeno a médio/pequeno quando adulto. Contatos com Danise pelo fone (53) 8408-0990 ou por e-mail.

2.3.11

Filhotinhos



Estas coisinhas fofas estão com cerca de 1 mês e provavelmente serão de porte médio. Machos e fêmeas. Contatos com Maurício pelos fones (53)3025-1392, (53)3223-3687 ou (53)8121-4192, ou ainda por e-mail.